domingo, 3 de junho de 2018

OPERAÇÃO STOP

- Senhor condutor, encoste à sua direita.

- Boa tarde Senhor Agente. 

- Já leu alguma coisa hoje? Já viu algum filme não americano ou assistiu a alguma peça de teatro? E exposições ou visitas a museus? Como estamos? 

- Nada, Senhor Agente. Almocei a ver televisão, mas só canais abertos e nem toquei no canal 2. Como digestivo, só passei os olhos pelos títulos do Correio da Manhã. Tudo coisas sem teor cultural.

- Pois, pois. Isso é o que todos dizem. Vamos então fazer o teste? Sempre quero ver se só consumiu produtos sem cultura. Vamos começar o teste com a seguinte questão: Quem assinou o Tratado de Tordesilhas? 

- O Tratado de Tordesilhas foi assinado em sete de junho de 1494 por D. João II de Portugal, Dona Isabel I de Castela e Dom Fernando II de Aragão. 

- Está a ver Senhor condutor? Logo na primeira parte do teste já apresenta indícios de cultura. Vamos à segunda questão: o que significa a sigla ADN? 

- Significa ácido desoxirribonucleico. Trata-se de um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e que transmitem as características hereditárias de cada ser vivo. 

- Pois é Senhor condutor. Já temos aqui uma contraordenação muito grave e ainda não concluímos o teste. Vamos à última questão: o que é a descontinuidade de Moho? 

- É também chamada descontinuidade de Mohorovicic ou simplesmente, descontinuidade M e é a fronteira entre a crosta e o manto terrestre. Como o próprio nome indica, esta fronteira é descontínua, variando em espessura e distância da superfície O nome foi dado em homenagem a Andrija Mohorovicic (1857-1936), o geofísico, seu descobridor. 

- Senhor condutor, a sua infração é considerada crime. Está inibido de conduzir nesse estado de cultura. Imagine que todos os portugueses estavam nesse estado. Como é que a maior parte dos políticos os podiam enganar, anos e décadas a fio, sempre com a mesma conversa? Como é que a alta finança os conseguia convencer a viver a crédito até ao ponto de verem bens penhorados? Desculpe Senhor condutor, mas nós, agentes da autoridade devemos ser didáticos em vez de andar aí a fazer emboscadas, em locais escondidos, aos condutores. Na sua situação, pode recorrer á contraprova, mas tem que pagar o equivalente ao preço de três livros. 

- Num país onde um livro custa tanto como um almude de vinho, fica caro, mas mesmo assim quero a contraprova. 

- Muito bem. Só tem que responder corretamente às seguintes questões: Quem ganhou a última edição de Secret Story? Em quantas novelas já participou Rita Pereira? Quantos golos já marcou Cristiano Ronaldo de cabeça? 

- Não faço ideia, Senhor Agente. 

- O Senhor condutor está detido. Pessoas assim não têm lugar na sociedade.

Nenhum comentário: